Conhecendo Pernambuco
Sertão Central
Localizada no Sertão Pernambucano, a Região de Desenvolvimento do Sertão Central tem uma área de 9.144,6 km² e é formada por 08 municípios onde, de acordo com o censo demográfico 2010 do IBGE, vive uma população de 171.307 habitantes, sendo 97.752 habitantes na área urbana e 73.555 habitantes na zona rural.
Os municípios mais populosos são Salgueiro, com 56.641 habitantes, e São José do Belmonte, com 32.620 habitantes.
A economia do Sertão Central está baseada na agropecuária, principalmente a caprinovinocultura; na pequena indústria; no comércio e serviços. Além disso, a apicultura e o turismo também têm certo peso.
Entre os principais produtos agrícolas da Região, destacam-se o feijão, a cebola, o milho e a mandioca. Já a atividade industrial é caracterizada por pequenos estabelecimentos, com uma produção destinada basicamente ao mercado local.
Por municípios, os destaques do Sertão Central são os seguintes:
São José do Belmonte é o maior produtor de feijão, respondendo por 4,0% da produção do Estado; Parnamirim e Terra Nova produzem, juntos, 26,0% de toda a cebola produzida no Estado; o turismo é o destaque em Serrita onde anualmente acontece a famosa Missa do Vaqueiro.
Salgueiro
Olha a terra do carcará, ave sertaneja mascote do Salgueiro Atlético Clube, time de futebol que muito orgulha os sertanejos.
A cidade de Salgueiro é conhecida como a “Encruzilhada do Nordeste” por se situar na parte mais central da Região Nordeste – pode ser considerada equidistante de praticamente todas as capitais nordestinas – Salgueiro é a principal cidade da região do sertão central pernambucano, detendo, a nível regional, um comércio diversificado. No município se localiza o ponto central das operações da Transnordestina, ferrovia que conecta o Porto de Suape, no litoral sul pernambucano, ao cerrado do Piauí e ao Porto do Pecém, no Ceará. Salgueiro ainda é cortado pelos canais da Transposição do rio São Francisco, obras que prometem levar a água do rio São Francisco ao Ceará, ao sertão paraibano e ao potiguar.