Conhecendo Pernambuco
Chegamos no Sertão do Moxotó
A microrregião do Moxotó faz divisa com os estados de Alagoas e Paraíba. Seu território corresponde a 14,31% do Sertão de Pernambuco. O Produto Interno Bruto (PIB) da microrregião representa 11,14% do PIB da região Sertão. Os moradores da microrregião representam 13,50% dos habitantes do Sertão Pernambucano.
A maior cidade da região é Arcoverde, portal de entrada para o sertão pernambucano.
Arcoverde
Betânia
Custódia
Ibimirim
Inajá
Manari
Sertânia Arcoverde é também um dos principais acessos para o Parque Nacional do Catimbau, a 40 quilômetros. A reserva é famosa pelas atrações arqueológicas, apreciadas através de oito trilhas.
A trilha do Cânion, que exige caminhada de duas horas e meia, e a das Torres (1h30) têm belos mirantes. Já a da Igrejinha e a do Vale das Amburanas, meia hora de caminhada cada, apresentam formações em arenito. As inscrições rupestres são os destaques das trilhas do Alcobaça (1h30), das Conchas (40 minutos) e da Fazenda Porto Seguro (meia hora), onde também há gravuras pré-históricas.
No centrinho da cidade os pontos turísticos são o Cinema Rio Branco, considerado o mais antigo em funcionamento do Brasil; a vista panorâmica do Morro da Santa Cruz; as pinturas rupestres da Fazenda Araras; e o Museu do Índio do Nordeste, o segundo maior do gênero no país, com acervo de sete tribos indígenas de Pernambuco.
Arcoverde é conhecida também por preservar a cultura típica da região. A cidade é berço de tradicionais grupos de coco de roda, além de diversos escritores da literatura de cordel. Um dos representantes mais ilustres é o grupo Cordel do Fogo Encantado, que já ultrapassou os limites pernambucanos.
O EHRS sabe do valor das pessoas e a importância de todas as cidades do Moxotó, para o desenvolvimento de Pernambuco.
Sejam sempre bem-vindos.