Polo Gesseiro do Araripe

Já fez a sua reserva?
2 de fevereiro de 2018
Hotel apoia causa do HMSM
8 de fevereiro de 2018

Polo Gesseiro do Araripe

A região do Araripe, localizada no extremo oeste do estado de Pernambuco, é composta pelos municípios de Araripina, Bodocó, Cedro, Dormentes, Exu, Granito, Ipubí, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Serrita, Terra Nova e Trindade. Juntos, esses municípios correspondem a 18% da área total do estado e é nessa região que fica o APL do gesso, denominado de Polo Gesseiro do Araripe.

O processo de calcinação da gipsita, etapa de produção do gesso na qual o minério é submetido a altas temperaturas, necessita de muita energia.

A energia provém, basicamente, de coque e lenha (ATECEL, 2006). Mas as indústrias de pequeno porte usam, exclusivamente, a lenha como fonte energética. Na maioria das vezes, a lenha é proveniente de madeira de espécies nativas retiradas da vegetação da Caatinga, onde predominam as formações vegetais xerófilas.

As empresas estão procurando reduzir o impacto ambiental gerado por esse setor, de grande importância para a economia da região, medidas estão sendo implementadas  para que o bioma Caatinga não sofra mais as agressões.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − cinco =